AJUDA

Você pode estar enviando SPAM sem saber

Muitas pessoas falam sobre SPAM mas não têm real discernimento do que ele é, podendo entrar em contato com clientes e com o público de uma forma nociva sem se dar conta. A melhor forma de evitar o SPAM é por meio de ferramentas que lhe dão segurança e direcionamento, Continue lendo para entender tudo o que você precisa saber.

O que é SPAM

Antes das mídias digitais, o Marketing era realizado com panfletos, cartazes e pessoas anunciando em alta voz, ou seja, na rua. Porém, quando se trata de e-mails e telefones, o marketing não se resume somente a esfera pública, mas também privada. Quando o e-mail que um cliente não deseja aparece em sua caixa de mensagens, ele invade a sua esfera privada. É como entrar na casa de uma pessoa sem a permissão dela e deixar em cima da mesa um panfleto da sua empresa. A pessoa ficará desconfiada e desconfortável. A sua empresa não será bem vista e será tratada como um incômodo.

Em resumo, o SPAM é uma mensagem que não foi solicitada pelo destinatário, podendo ser via E-mail, WhatsApp ou SMS. É exatamente a falta de solicitação que diferencia um SPAM de um E-mail Marketing. Algumas pessoas tendem a enviar e-mails com promoções para clientes que não o pediram, entendendo que estão realizando marketing, quando na verdade estão enviando SPAM.

Há uma crença de que o marketing da sua empresa precisa chegar a todas as pessoas possíveis, porém isso é um erro. O marketing precisa chegar nas pessoas certas e quanto mais limitado mais assertivo ele se torna. Além de evitar desconfortos, direciona melhor o orçamento da empresa para estratégias eficientes.

Consequências do SPAM

Além de causar desconforto no público, o que vai gerar uma reputação negativa para a sua empresa diminuindo as vendas, muitas pessoas tendem a ver esses e-mails como golpes, especialmente quando se tratam de ofertas imperdíveis ou qualquer outro tema que causa uma sensação de pressa para a realização da compra.

Existe uma sensação de desrespeito presente também, afinal o público se sente abordado de forma agressiva, se sente invadido e tende a se afastar o máximo possível, como forma de defesa. Quando esse sentimento é construído, o público também passa a desconfiar da empresa pensando coisas como “Se eles se aproveitam disso, imagine como vai ser se eu comprar”, “Para vender eles fazem de tudo, mas quero ver quando surgir algum problema!”.

Um bom exemplo da consequência de SPAM é como o público em geral reage às companhias telefônicas e de internet.  Qualquer ligação vinda delas é diretamente bloqueada, as pessoas não aceitam sequer ouvir o que elas têm a oferecer, tamanha é a importunação que causam com suas ligações e demais mensagens sem o consentimento dos clientes.

Relacionamento com clientes sem SPAM

Muitas empresas acreditam que enviar SPAM é uma forma de manter um relacionamento com os clientes. Porém, além de todos os prejuízos já mencionados, a lei LGPD veio também com o intuito de coibir essa forma de marketing. A maioria dos SPAM são enviados sem avaliar qual é o público que está recebendo, sem compreender o momento certo e o contexto em que a mensagem está sendo transmitida.

Mesmo entendendo que o cliente não gosta de SPAM, é preciso aceitar também que a sua empresa necessita se aproximar do cliente de forma mais pessoal de algum modo. Se apenas descartar o SPAM sem colocar nada neste lugar, ficará um furo no seu marketing. Como forma de se conectar ao clientes, dando-lhe algo em troca que o faça se sentir interessado, surgem os programas de fidelização e cashback. Mas, não tem a ver somente com dar algo em troca, mas com toda a tecnologia que faz isso de forma inteligente! Continue lendo para entender.

A melhor forma de comunicar

A plataforma de fidelização Smartbis consegue direcionar a comunicação de acordo com a anuência do cliente, construindo essa análise por meio da base de dados da loja que aponta quais são os interesses e o foco do público. Por isso, o investimento neste modelo de comunicação proporciona muito mais segurança e resultados positivos, afinal o seu público irá receber aquilo que deseja e precisa.

Há 1 ano e 1 mês atrás
Facebook Twitter YouTube LinkedIn Instagram

Baixe nosso E-book Grátis