Tenha uma empresa com propósito!

Ter produtos úteis e necessários já não é mais suficiente para vender. Afinal, existem diversos concorrentes com o mesmo produto com outra abordagem, designer ou qualidade. Isso torna a venda mais desafiadora, exigindo que a sua empresa tenha um diferencial. O propósito pode fazer esse papel.

O cliente vai se fidelizar à empresa quando abraçar o propósito dela. Por isso, é importante que ele seja apresentado de forma clara e que tenha um sentido explícito que seja emocional, ético, moral e espiritual. É importante que o propósito tenha valor para o cliente, assim ele crê que está fazendo algo bom, além de comprar seu produto.

O que é o propósito?

Ele é a essência da empresa e vai na frente dela. Ele começa internamente, no ambiente, consolida os valores e a cultura organizacional. Após ele alcançar os fundamentos da empresa, se distribui para todo o resto: marketing, produtos, comunicação externa, entre outros.

O propósito precisa estar em tudo. Ele conta ao cliente o motivo da empresa trabalhar como trabalha e de vender o que vende. O dinheiro e a venda são apenas consequências de tudo isso.

As vantagens de ter um propósito

O propósito não é vantajoso apenas para a venda, ele serve como um verdadeiro estímulo aos funcionários, sócios e colaboradores. Pois, a empresa progride quando as pessoas estão engajadas em evoluir juntas em prol de um bem comum.

Trabalhar apenas para ganhar dinheiro é cansativo, mas quando se trabalha por um Sentido maior, as forças se multiplicam e o ânimo revigora. Com todos emocionalmente envolvidos, os processos de criação, administração e vendas será muito mais produtivo.

Como comunicar?

É importante ter uma comunicação clara e bem objetiva, para que não haja dúvidas do que se trata. Dentro da empresa, ele deve aparecer, acima de tudo, com ações. Por isso, seja o exemplo e cobre isso dos demais envolvidos de forma leve e criativa, para que o propósito seja recebido como um presente, não como um fardo.

Ao público, não poupe em criatividade e empatia. Devido a isso, mostre que a empresa é mais do que uma organização capitalista e que ela tem valor social e pessoal.

 

Há 11 meses atrás
Facebook Twitter YouTube LinkedIn Instagram