AJUDA

Prepare sua empresa para o próximo ano

O próximo ano está chegando, o fluxo de vendas mudou e a energia dos seus funcionários também. Tantas mudanças ao mesmo tempo podem deixar muitos gestores preocupados e sem saber como reagir. Pessoas inexperientes costumam apenas esperar esse momento passar. Porém, quando perdem a confiança, a sua imagem diante de seus subordinados fica prejudicada, colocando em check a sua capacidade de liderança.

O final do ano vem carregado de ansiedade e cansaço para algumas empresas e de grande fluxo de vendas para outras. Por isso, o ritmo muda e, independente de qual for, o gestor vai precisar parar, sentir e planejar o que está por vir. É preciso reduzir a ansiedade, o estresse e o cansaço da equipe com estratégias inteligentes.

Fazer previsões de acordo com dados do ano inteiro e, de preferência, unindo os dados dos 3 anos anteriores pode revelar quais os maiores desafios da empresa em cada época do ano. Veja os meses em que mais vende, o que vende mais em cada mês, bem como a rotatividade de funcionários e colaboradores. É importante avaliar também quais foram as evoluções que a empresa teve após a implementação do Programa de Fidelização, para medir o desempenho e verificar onde podem melhorar o LTV.

Com base nesses dados, você deve preparar ações específicas para cada momento do ano, planejando os passos e informando aos funcionários as previsões e as ações em uma reunião ou em alguma confraternização da empresa. Isso irá mantê-los focados no trabalho e mais seguros sobre como será o ano que vem pela frente. Aproveite esse momento para fazer uma retrospectiva mês a mês de como a empresa andou, isso aumenta a sensação de segurança e a responsabilização de cada um.

Seguindo essa estratégia, a equipe visualiza metas claras e uma satisfação pelos resultados do ano anterior. Assim, se sentirá mais encorajada e motivada para seguir no próximo ano, também mais confiante no comando do gestor. Além disso, esse momento de revisão, previsão e planejamento pode ser muito descontraído gerando sensação de pertencimento, confiança e prazer.

Há 1 ano atrás
Facebook Twitter YouTube LinkedIn Instagram

Baixe nosso E-book Grátis