AJUDA

O maior diferencial do vendedor

Muitas pessoas ficam criando diversas estratégias como diferencial com o objetivo de fidelizar, esquecendo-se de que fazer o básico com excelência é melhor do que ter várias cartas na manga. Além disso, erram quando pensam que a questão é só executar. Não se trata de executar somente, o que torna sua atividade especial é como você a faz, com qual visão e propósito ela acontece dentro da sua empresa. Veja exemplos abaixo:

O clima da venda

Oferecer benefícios e vantagens certamente atrai mais pessoas e irá construir um relacionamento mais duradouro. Porém, quando o vendedor age pensando no dinheiro, quando ele vê um cifrão invés das necessidades do cliente, o tratamento se torna frívolo, sem vínculos reais.

A  maioria dos clientes percebe quando o vendedor está mais interessado em vender do que em resolver o problema dele. Isso faz com que o cliente suspeite das intenções do vendedor e não se importe de pedir mais e mais descontos para “ganhar” essa disputa saindo na vantagem. O clima da venda faz toda a diferença!

Outro grande erro do vendedor é apressar o cliente para realizar a compra. Pode ser que o vendendor consiga vender, porém o cliente jamais retornará, pois ninguém gosta de se sentir pressionado. Ele ainda pode afirmar que foi mal atendido, e na verdade foi mesmo. Por isso, jamais tenha pressa em vender algo, mesmo que tenha motivos para isso. O cliente precisa sentir que seu tempo foi respeitado e que realizou a compra exatamente como queria.

A melhor forma de fazer o cliente confiar no vendedor é deixar claro que proporcionar uma boa experiência de compra a ele é a sua maior intenção. Receba todos os feedbacks dele com prazer, especialmente os negativos, pois te farão crescer mais. Quando você se torna receptivo ao cliente, ele também se torna receptivo a você. É esta atitude que inspira confiança mútua e constrói um vínculo forte entre ambos.

Se seu estabelecimento possui novidades, como produtos ou serviços novos, ofereça ao cliente e explique o diferencial de cada um deles. Por exemplo: se você tem um restaurante e há um novo prato no cardápio, ofereça ao cliente e explique como é este prato ao entregar o cardápio. A grande maioria dos clientes recebem esta atitude de forma positiva e tendem a se interessar pelo produto/serviço.

Quem é o seu cliente?

O seu cliente é uma pessoa que tem problemas que precisam ser resolvidos, que tem sonhos que quer conquistar, que quer viver boas experiências. Esse é seu cliente e seu papel de fazer isso acontecer. Não veja seu cliente como alguém que lhe trará dinheiro ou como alguém que lhe deixará mais cansado, isso vai criar um clima horrível entre vocês e afastá-lo. Quando o vendedor consegue criar um clima de altruísmo e cordialidade ele alcança o seu verdadeiro diferencial.

Há 1 ano e 2 meses atrás
Facebook Twitter YouTube LinkedIn Instagram

Baixe nosso E-book Grátis