AJUDA

Fortaleça a fidelização de clientes usando arquétipos

Os arquétipos são uma grande ferramenta para se aproximar do seu público-alvo e fortalecer os vínculos com seus melhores clientes. Eles são úteis para construir a personalidade da marca e colocar em evidência quais valores a empresa oferece.

Se você quer que o público entenda qual é a personalidade da sua marca e saiba quais emoções esperar dela, um arquétipo bem definido fará toda a diferença para alcançar esse objetivo. Veja todos os arquétipos e como você poderá usá-los.

Inocente

Desperta no público tranquilidade, esperança  e positividade. A sua forma mais atuante de agir é proporcionando nostalgia, por meio de músicas, imagens e frases. Empresas que têm esse perfil preferem a estabilidade do mesmo, evitando grandes mudanças. Seus valores são simplicidade e respeito.

Arquétipo ideal para escolas, varejo de produtos infantis e profissionais da saúde que atuam com crianças, loja de produtos como sorvete e bebidas.

Explorador

Empresas com esse arquétipo se importam muito em valorizar a experiência do consumidor, sendo intenso e marcante. Fazem muito uso de histórias e aventuras. Transmite coragem e ousadia, provocam sentimentos de liberdade e curiosidade, instigando seus clientes a pensarem em novas possibilidades e dando coragem para experimentar algo novo.

Arquétipo ideal para marcas automotivas, hotéis, resorts, agência de viagens, museus, fitness.

Sábio

Fortalece a motivação para autoconhecimento e aprendizado. As marcas com esse arquétipo são conhecidas por sua assertividade e potencial analítico Transmite curiosidade, tranquilidade e confiança.

Arquétipo ideal para universidades, contadores, tecnologia, profissionais da saúde, igrejas.

Herói

Prezam pela justiça e pela rápida ação diante de um problema, visando o bem-estar social. Transmite força protetora, desafio e conquista. Se expressam por cores fortes e chamativas, marcadas por preto, vermelho, prata e cores neon.

Arquétipo ideal para academias, esportes, ONGs, advogados.

Fora da Lei

Este é o arquétipo revolucionário ou anti-herói. Tem a função de liberar paixões sociais que foram reprimidas, questionando dogmas e paradigmas. Geralmente, a marca que segue esse arquétipo está frequentemente se manifestando e se envolvendo com polêmicas.

Arquétipo ideal para empresas com viés político, lojas de roupas para jovens, cinema e teatro.

Mago

Transformação é a palavra-chave aqui! Também se relaciona com a sabedoria, mas de uma forma totalmente aplicada. Provocam sentimentos que empolgação, espanto, empoderamento e admiração. Afasta seus clientes e público do comodismo, apresentando-os uma nova realidade ou perspectiva.

Arquétipo ideal para cabeleireiros, maquiadores, estilistas, centros de estética, produtos farmacêuticos.

Cara comum

Com discurso e postura simples, busca proporcionar uma sensação de pertencimento em seu público, igualando seus consumidores em uma cultura que seja empática e familiar. Visa conversas com seus clientes por meio da própria cultura.

Arquétipo ideal para produtos alimentícios, roupas, restaurantes e petshops.

Amante

Comunicação que conecta e envolve, por meio de conhecimento, honestidade e paixão. Promove exclusividade e individualidade. Geralmente, produtos de alta qualidade e experiências personalizadas.

Arquétipo ideal para cosméticos, jóias, moda, bebidas, turismo.

Bobo da corte

Focado em divertir, é espontâneo, leve e lúdico. Marcas que seguem esse arquétipo tendem a promover relaxamento, uma vida mais leve e alívio do estresse cotidiano. Costuma se comunicar utilizando piadas inteligentes, ironias e descontração.

Arquétipo ideal para televisão, creches, bebidas, produtos de praia.

Prestativo

Focados em defender os interesses do público, marcas com essa identidade são conhecidas por seu perfil altruísta e generoso. Expressam seu desejo em servir o público por meio de dicas objetivas e comunicação empática. Foca em guiar projetos e suprir necessidades.

Arquétipo ideal para arquitetura, assessorias, médicos, ONGs.

Criador

Com o objetivo de elevar a autoestima de seus consumidores, geram um senso criativo nos seus clientes. Geralmente, não vendem um produto criativo, mas opções criativas entre tantas, permitindo que o cliente construa algo a seu próprio gosto. Proporcionam sensação de construção e satisfação.

Arquétipo ideal para móveis, construtoras, moda, decoração.

Governante

Ideal para marcas que estão em posição de liderança. Transmitem status de poder, glória e prestígio. São conhecidas por serem muito responsáveis, capacitadas e organizadas. Se comunicam empoderando seus clientes e oferecendo provas sociais de sua influência.

Arquétipo ideal para cartões de crédito, tecnologia, instituições financeiras.

Como usar os arquétipos

É importe que seja selecionado um arquétipo que sobressaia, porém mais um ou dois para acompanhá-lo. Desta forma, a comunicação da empresa não ficará rígida em uma linguagem só. O arquétipo principal deve combinar com o perfil pré-existente da empresa, assim ficará harmonizado. Quanto mais harmonizado o arquétipo estiver, maiores chances de alcançar seu o público-alvo e fidelizar.

Para utilizar da forma correta, é preciso estudar mais sobre os arquétipos da sua empresa. Verifique a forma de linguagem, tons e desejos que ele desperta no público. Conhecendo mais detalhes do seu perfil, conseguirá ter mais criatividade para trabalhar com ela de forma espontânea.

Há 1 ano e 5 meses atrás
Facebook Twitter YouTube LinkedIn Instagram

Baixe nosso E-book Grátis