AJUDA

Como tornar sua equipe mais produtiva

Guiar e estimular a si mesmo já é difícil, tornar uma equipe inteira produtiva pode parecer impossível para muitos gestores! A procrastinação é um desafio comum que muitas equipes enfrentam, mas é possível ajudar a equipe a vencê-la. Aqui estão algumas estratégias que você pode usar.

Definir metas claras e prazos

Certifique-se de que todos na equipe tenham metas bem definidas e prazos realistas para cumprir suas tarefas. Ter objetivos concretos ajuda a evitar a procrastinação, pois dá às pessoas um senso de propósito e urgência. A dica é sempre dar um prazo menor do que o necessário, mas que permita a execução da tarefa, assim haverá tempo para corrigir os imprevistos que possam surgir.

Dividir tarefas em tarefas menores

Às vezes, a equipe se torna menos produtiva quando uma tarefa parece esmagadora. Divida as tarefas em partes menores e mais gerenciáveis, para que os membros da equipe não se sintam sobrecarregados e, até, percebam o quão simples será alcançar o objetivo.

Priorize as tarefas

Ajude a equipe a identificar quais tarefas são mais importantes e urgentes. Isso pode ajudar a direcionar a energia para as tarefas que realmente importam e evitar a procrastinação em tarefas menos importantes.

Criar um ambiente de trabalho produtivo

Certifique-se de que a equipe tenha um ambiente de trabalho adequado, com as ferramentas e recursos necessários para realizar o trabalho de forma eficaz. Isso inclui ter um espaço de trabalho limpo e organizado.

Estabelecer recompensas e consequências

Implemente um sistema de recompensas e consequências para incentivar a produtividade. Por exemplo, recompense os membros da equipe por ser produtiva, como cumprir prazos ou concluir projetos com antecedência, e defina consequências para a procrastinação recorrente.

Comunicação eficaz

Garanta que a equipe tenha canais de comunicação abertos e eficazes para discutir o progresso do trabalho e quaisquer desafios que possam estar enfrentando. Às vezes, problemas pessoais ou falta de clareza podem levar à procrastinação. Esteja aberto para tirar dúvidas, mas tome cuidado para não se tornar amigável demais e perder a sua autoridade.

Seja um exemplo

Líderes e gestores devem ser modelos positivos de produtividade e gerenciamento de tempo. Se os líderes mostrarem dedicação ao trabalho e ao cumprimento de prazos, isso pode inspirar a equipe a fazer o mesmo. Evidencia o sucesso e sempre deixe claro tudo que o você precisou fazer para alcanças bons resultados.

Revisão regular do progresso

Realize reuniões regulares de acompanhamento para verificar o progresso em relação às metas e prazos estabelecidos. Isso permite que a equipe faça ajustes conforme necessário e mantenha o foco nas tarefas. Isso também dará a ela o senso de que está sendo avaliada, sendo um motivador de boa conduta profissional.

Leia também Como treinar sua equipe para falar do programa de fidelidade

Há 7 meses atrás
Facebook Twitter YouTube LinkedIn Instagram

Baixe nosso E-book Grátis