AJUDA

Como perder o medo de empreender?

Empreender é algo que gera bastante ansiedade e medo nas pessoas, por ter que lidar diariamente com as imprevisibilidades e ser totalmente responsável por uma empresa.

Algumas pessoas desejam empreender acreditando que isso é uma fácil fonte de dinheiro e estabilidade. Entretanto, o empreendedorismo não garante estabilidade financeira. Se essa é sua prioridade, o empreendedorismo pode não ser adequado ao seu perfil e modelo de vida.

Saiba se você tem o perfil! O G1 disponibilizou um teste online e gratuito neste link, para saber se você tem perfil de empreendedor. Tente conhecer a história de empreendedores e quais esforços precisaram realizar. Se isso faz sentido para você e estiver disposto a correr estes riscos, siga em frente.

Por onde começar?

Ter o perfil não é suficiente para iniciar, é preciso estudar e se adaptar a um novo modelo de vida. Então, se você deseja ter sucesso estude, estude e estude mais! Identifique quais são as suas inseguranças, dificuldades, medos e pontos fracos. Não use essas informações como desculpa de fuga, mas as veja como degraus que precisa subir. Aprenda com seus erros e, somente assim, conseguirá crescer na sua carreira.

Tente entender qual é a origem deste medo. Algumas pessoas já viram alguns familiares falirem ou não conseguirem ter sucesso no seu projeto, isso as amedronta porque conseguem ver o fracasso mais próximo do que o sucesso. Outras cresceram em famílias ou em uma sociedade onde empreender não era algo comum, por ter pouco conhecimento sobre isso, se atemorizam por ser algo ainda um tanto desconhecido.

Mas nunca é tarde para aprender e começar! Comece onde está, use tudo o que estiver ao seu alcance – TV, youtube, redes socais, noticiários… Ao poucos, perceberá que seu conhecimento aumentará e conseguirá aplicá-lo no dia-a-dia. Empreender é um processo, não é apenas montar um empresa pequena e ver no que dá. Por isso, não tenha pressa para realizar teus sonhos, analise com cuidado cada possibilidade para não cair em golpes.

Tenha ao seu lado pessoas que te apoiem e um mentor em quem confie. Porque, as companhias fazem muita diferença! Também será necessário se afastar de algumas pessoas que te colocam para trás e te incitam a ter medo e desistir. Se você tiver paciência e seguir esses passos com cautela, conseguirá crescer.

Há 3 anos atrás
Facebook Twitter YouTube LinkedIn Instagram

Baixe nosso E-book Grátis