Existe a compra racional e a compra emocional. A compra racional é aquela planejada, é quando o cliente sai de cada ou acessa um e-commerce para comprar algo que precisa.
Porém, a compra emocional é diferente. Por meio dela, o cliente compra por impulso, seguindo as suas emoções. Ele sai de casa para comprar o jantar, mas outras coisas o atraem e ele as leva junto. Veja como você pode influenciar isso nos seus clientes.
Direcione seu marketing diretamente para o consumidor. Primeiro, porque o cérebro entende que ele é a pessoa mais importante. Segundo, porque ele irá se ver utilizando seu produto novamente.
Permita que o cliente perceba o valor do seu produto/serviço fazendo associações, como antes e depois, por exemplo. Essa é uma uma forma dele perceber o seu
Teorias e explicações não são atraentes. O cérebro prefere as coisas que são concretas. Por isso, muitos comerciais têm imagens de pessoas utilizando os produtos ou serviços.
Essa aproximação com o ideal, funciona como um espelho ao cliente. Assim, a sua atração pelo produto aumenta e a compra torna-se mais prazerosa.
O cliente precisa se familiarizar com o produto antes de desejar e buscar informações. Por isso, o marketing precisa seguir uma lógica para educar o cliente a respeito da compra.
Comece deixando o produto visível em mais de um ponto por ondo o cliente passará. Assim, ele começa a se familiarizar. Após isso, deixe informações básicas a respeito do produto escritas em poucas palavras, especialmente apontando os benefícios.
Para finalizar a compra, disponibilize informações a respeito da aplicação ou detalhes da sua ação. Com esses passos, o cliente estará pronto para comprar.
Jamais se esqueça de imagens! Fotos, animações e outras que chamam a atenção do cliente é o que causa a primeira impressão e determina se ele continuará aceitando as informações do produto.
Faça o possível para despertar emoções como sensação de escassez, urgência, novidade ou autoridade. Esses gatilhos são usados em grande volume no marketing digital e podem ser aplicados no seu negócio.
Deixe o produto ou a propaganda bem na altura dos olhos do público. Dessa forma, ainda que ele não pare para ver, será impossível ignorar. O cérebro vai se lembrar.
O cliente que procura algo no e-commerce já comprou o produto em sem mente. Ele já o deseja, só busca ter mais informações a respeito para concretizar a compra.
Ele precisa saber de todas características do produto. Assim, confirmará que fez uma boa escolha. Nessa parte, a oferta também é analisada.
Tente convencer seu cliente a se apaixonar pelo produto, valorizando as emoções e mostrando como o produto será útil para ele. Neste momento, é crucial usar uma linguagem que seja clara, simples e empolgante.
Tornar o cliente que compra importante, bonito e legal são ferramentas de venda. Além disso, a sensações de pertencimento pode ser um gatilho que, além de vender, fideliza.