Case de sucesso: Programa fidelidade para Streaming

Devido ao interesse do público, os Streaming estão cada vez mais populares e diversificados! Isso causa um aumento da concorrência e exige diferentes estratégias de marketing. Além de uma atualização constante, um Streaming precisa encontrar novas formas de se destacar e fidelizar seus clientes, para que não migrem à outra plataforma.

Esse case exposto ainda está em processo de crescimento, bem como o mercado de Streamings. Ele foi selecionado para o Blog da Smartbis devido a sua visão de futuro e  modelo de Marketing. Acompanhe o caso da Band Play, antes anunciada como Band Plus.

Sobre a empresa

A Band é a emissora de TV brasileira que provavelmente você já conhece. Então, vamos pular essa parte e falar sobre como a empresa se organizou para a criação deste Streaming. A emissora tem uma Startup de inovação chamada Vibra, que ficou responsável pelo planejamento e execução deste projeto.

A Vibra entendeu que tinha fortes concorrentes nesse mercado, gigantes, consolidados e diversos. Por isso, focou no diferencial. Para não ser apenas mais um Streaming, parou para pensar em como poderia ser o futuro desse mercado e quais são as atuais necessidades do público além do desejo de assistir o que quiser onde quiser.

Desta forma, foi se consolidando a Band Play, que oferece filmes, novelas, programas de rádio, jornal, jogos e interação em um só lugar! Ela foi lançada em 2021, por isso ainda passa por melhorias e atualmente recebe diversas críticas. Abrir ao público um projeto assim é uma estratégia muito arriscada. Por um lado permite que feedbacks do público alvo cooperem para melhorias realmente boas. Por outro lado, a necessidade de diversas mudanças podem causar frustração no público e prejudicar a reputação do Streaming.

De qualquer modo, vamos acompanhar e ver como esse processo se desenvolverá. Atualmente o acesso ao Streaming é gratuito, ainda não contém filmes diversos, se focando apenas nos programas da Band.

Estratégias de fidelização

A Vibra visualiza um público que deseja diversos serviços em um só lugar, por isso colocou à disposição programas de rádio, novelas, programas de humor e noticiários. Além disso, disponibiliza quizzes a respeito de seus programas de maior audiência. Ainda assim, a empresa prometeu muita coisa e mostrou pouco comparado ao que falou.

Aparentemente, o Streaming está em um período de teste, por isso a sua assinatura ainda não foi cobrada e ele está sendo disponibilizado gratuitamente. A empresa prometeu em suas entrevias um programa de fidelização que pontua o cliente a cada episódio assistido, assinatura, premiações, produções originais e um e-commerce. Como tudo isso será integrado, ainda não sabemos.

Esse pré-lançamento começou cedo e foi  realizado com o objetivo de causar boas expectativas no público que já está baixando o App do Streaming. A estratégia do pré-lançamento tem se mostrado como uma das mais eficientes na conquista de vendas e clientes atualmente. A diferença, neste caso, é que a plataforma não foi entregue completa no lançamento. Como mencionei acima, não sabemos se esse detalhe poderá ser um impulsionador ou prejudicial para a empresa.

 

Há 2 anos atrás
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